HORA DO BANHO PARA PETS!

Quem tem animais de estimação deve prezar, sempre, pela saúde do animalzinho. Um dos fatores que deve ser levado em consideração para manter a integridade do pet é o banho e a tosa. Afinal, um animal saudável deve estar limpinho e sem dermatites.

Você sabia que a falta do banho é muito prejudicial ao seu pet? Ela pode causar dermatites, por excesso de sujeira acumulada entre os pelos, além de ser extremamente incômodo para o animal.

Mas como saber como devo dar banho em meu amigo de quatro patas? Aqui vão algumas dicas! Utilize sempre shampoo especializado para cães e gatos e tampe os condutos auditivos do seu animalzinho com uma bolinha de algodão, para protegê-los da água que venha a causar alguma otite (infecção de ouvidos). Nunca utilize água quente, ela pode prejudicar a camada de óleo que tem na pele do seu bichinho, o ideal é água amena no verão e morna no inverno.

Lembre-se: em caso de dermatites, procure um veterinário! Nada substitui a opinião médica e medidas devem ser tomadas para tratar e prevenir novos casos!

Os banhos dos cães devem, também, respeitar alguma rotina. O ideal para cães sadios é tomar um banho a cada 7 a 15 dias. Além disso, os filhotes só devem sair para tomar banhos em pet shops depois de tomado as vacinas. Para decidir quando levar seu animalzinho para o banho alguns fatores devem ser considerados, como a raça, a pelagem, a rotina e onde ele passa a maior parte do tempo.

Meu animalzinho fica muito assustado na hora do banho, o que fazer?

Reforço positivo com brincadeiras pode ajudar.

Caso seu pet fique muito nervoso ou amedrontado na hora de tomar banho, tente utilizar o reforço positivo! Neste momento, você deve fazer de tudo para fazer daquela experiência o mais relaxante possível, apostar na massagem com as mãos e nas brincadeiras, e dar petiscos quando ele fizer o que você pede.

Mas e o banho de gatos? Como deve ser feito e com qual frequência?

Gatos também devem tomar banhos.

O banho para os felinos deve seguir as mesmas regras dos cães. Porém, ele deve ser menos frequente: gatos com pelagem longa é recomendado que tome um banho a cada 15 a 30 dias. Por eles terem a língua áspera, eles já fazem uma boa parte do serviço sozinhos, retirando impurezas e pelos soltos, entretanto é importante ter uma periodicidade de banhos, além, de sempre que possível utilizar uma rasqueadeira para ajudá-lo com os pelos soltos.

Em resumo…

Devemos sempre nos atentar aos nossos bichinhos, banho e tosa é um assunto muito importante para eles. E deixar de dar banhos ou dar banhos da maneira incorreta pode ser prejudicial para eles. Afinal, o pelo que não é seco direito pode atrair fungos e bactérias.

Precisando de ajuda, a Pet VIP está aqui! Quer agendar um banho, uma tosa ou uma consulta veterinária? Nos chame no WhatsApp clicando aqui!

Posted by
vipbh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *